25 de abr. de 2014

Série Tutoriais, Criação de Etiquetas no CS4

Olá galera, dando início a série tutorias, vamos aprender a fazer etiquetas usando o Photoshop CS4
muitas meninas que trabalham com artesanato, gostam de adicionar aos seus trabalhos pequenas etiquetas, seja para descriminar  o produto ou seja para fazer a divulgação de seus trabalhos. Pensando num pedido de uma amiga, pesquisei e encontrei um vídeo muito fácil que explica direitinho como fazer suas etiquetas para impressão. Espero que gostem! Beijos!



Se gostou da dica, deixa um oizinho pra mim. Adoro quando vocês comentam!!

22 de abr. de 2014

22 de abril - Dia do Descobrimento do Brasil

Quem descobriu o Brasil?

Foi Pedro Álvares Cabral no dia 22 de abril de 1500!
A expedição organizada pelos portugueses a pedido do Rei Dom Manuel tinha como objetivo repetir o feito de Vasco da Gama e chegar às Índias. Estavam em busca de metais preciosos, como o ouro e a prata, e especiarias!

Não se sabe ao certo por que Cabral desviou tanto a oeste da sua rota original, sabemos apenas que não fosse isto os portugueses não teriam descoberto as terras no depois chamado novo mundo.

Descobrimento do Brasil
No dia 22 ouvi-se um grito "terra vista"! Avistaram um monte, que recebeu o nome de Monte Pascoal. O nome dado a terra descoberta foi Terra de Santa Cruz, atualmente cidade de Porte Seguro na Bahia. O nome definitivo, Brasil, só veio alguns anos depois, devido a quantidade de pau-brasil encontrado no litoral!

A carta escrita por Pero Vaz Caminha e enviada para o rei em Portugal descreve com detalhes a viagem, a terra descoberta e os nativos. Este é um importante documento histórico para o Brasil e para o mundo!

O primeiro contato com a população local foi feito no dia 23 de abril. Os índios Tupiniquins, de origem tupi-guarani, habitavam o litoral do sul da Bahia. Apesar do choque entre as diferentes culturas, trocaram objetos e cortesias pacificamente.

Frei Dom Henrique celebrou a primeira missa no dia 26 de abril. E acreditem, era domingo de páscoa! Compareceram não só os comandantes e suas tripulações, mas também muitos nativos curiosos atraídos pelo ritual.

Dias depois Cabral seguiu viagem até alcançar Calicute, mas deixaram por lá 2 degradados - condenados por crimes em Portugal - que meses depois foram resgatados e deram contribuições importantes aos portugueses. 
Descobrimento do Brasil
Era dos descobrimentos marítimos
Portugal foi, sem dúvida, uma nação que enfrentou diversos desafios para conquistar outras terras e ser o pioneiro das navegações. O primeiro desafio foi vencer o temor que se criara no imaginário das pessoas da época, a respeito de criaturas marinhas gigantes que devoravam os navios. Quem viu uma dessas criaturas? Ninguém sabia dizer, mas como todo mito, principalmente na época ocupava um grande espaço na cabeça das pessoas. Mesmo assim, pioneiros portugueses decidiram explorar o mar nunca antes navegado com o objetivo principal de expandir o território e explorar riquezas em outras terras.
As naus e as caravelas portuguesas representavam o que havia de mais avançado na arte de navegar. Suas caravelas levam a bordo instrumentos, cartas de navegação e conhecimentos desenvolvidos pelos mais importantes sábios da época, incluindo matemáticos, astrônomos, cartógrafos, geógrafos, especialistas na construção de navios e uso de artilharia, vindos de diversos países.
As caravelas eram navios velozes e pequenos. Uma típica caravela portuguesa tinha de 20 a 30 metros de comprimento, de 6 a 8 de largura, 50 toneladas de capacidade e era tripulada por quarenta ou cinquenta homens. Com elas era possível navegar pela costa, entrar em rios e estuários, manobrar em águas baixas, contornar arrecifes e bancos de areia. Já as naus eram barcos maiores e mais lentos.
Na viagem de ida, transportam produtos para a troca, provisões, guarnições militares, armas e canhões. Na volta, trazem mercadorias importantes para a época, como especiarias, por exemplo.
Instrumentos náuticos
Descobrimento do Brasil
Viajar para o desconhecido não é tarefa fácil, mas os portugueses tinham na época o que havia de mais avançado em termos de equipamentos: a bússola, também chamada de "agulha de marear", era fundamental para a navegação. Nessa época, consistia apenas numa agulha magnetizada que flutuava sobre a água, tendo uma das suas pontas viradas para Norte. Essa indicação do Norte permitia que os navegadores se orientassem em alto mar e não se perdessem em lugares longínquos.
Para descobrir a distância que ia do ponto de partida até ao lugar onde a embarcação se encontrava usava-se dois tipos de instrumento: o quadrante, cujo cálculo se baseava na altura da Estrela Polar e o astrolábio que tinha como base a altura do sol ao meio-dia. Como não existiam relógios, mediam o tempo com ampulhetas, mas com resultados imprecisos. O astrolábio tinha vantagens em relação ao quadrante, não só porque era mais fácil trabalhar à luz do dia, como pelo fato de a Estrela Polar não ser visível no hemisfério sul.
Outro instrumento importante era a balestilha, usado pelos navegadores para medir a altura dos astros. Era constituída por uma régua de madeira, chamada virote.
Homens corajosos
Vasco da Gama é um dos principais protagonistas da historia. Deixou Lisboa em 8 de julho de 1497, dobrou o Cabo da Boa Esperança em 18 de novembro, mas só atingiu a Índia em maio do ano seguinte. A viagem de volta teve início em 5 de outubro. Dos 155 homens que partiram,só 55 chegaram em Lisboa. Por seu feito, foi recebido com honras pelo rei e recebeu o título de "Almirante dos Mares da Arábia, Pérsia, Índia e de todo o Oriente".
Pedro Álvares Cabral foi o navegador português que no dia 22 de abril de 1500, capitão-mor de uma frota de 13 embarcações, descobriu o Brasil. Descendente de família nobre, estudou em Lisboa onde aprendeu literatura, história, cosmografia, artes militares e técnicas náuticas. Em 1499 foi nomeado pelo rei D. Manuel o capitão-mor da armada que seguiria para às Índias, seguindo a rota recém inaugurada por Vasco da Gama, contornando a África, com a missão diplomática e comercial. Para evitar as calmarias a rota foi desviada e a expedição tomou o rumo sudoeste, para bem longe da costa africana, por isso chegou até as terras mais longínquas para descobrir o Brasil.
Curiosidades
Cabral teve uma excelente recompensa pelo seu trabalho: recebeu 10 mil cruzados pela viagem. Cada cruzado valia 3,5 gramas de ouro. Ele poderia ainda comprar 30 toneladas de pimenta, com seus próprios recursos, e transportá-las gratuitamente no navio. 
(fonte: Guia dos Curiosos)

Atividades - Vamos colorir?




20 de abr. de 2014

20 de Abril - Páscoa

Páscoa não é somente um feriado, mas também um símbolo religioso para o nosso país. Por isso que grande parte das pessoas entendem a importância dessa data, e a importância também da gente fazer algo interessante na mesma, seja uma reunião com a família, como também uma reunião com os amigos. Confira qual é a data da Páscoa 2014.
Páscoa 2014
Hoje as pessoas esperam essa data também para poderem trocar presentes, por que sabem o significado e que, portanto não é bom a gente deixar passar em branco. Hoje temos muita coisa para fazer em datas especiais e também religiosas como essa.

Com a Páscoa 2014 temos uma data especial para comemorar, trocar presentes e não deixar a nossa cultura acabar, por que essa data é bem religiosa também, e sempre foi passada de geração para geração, e por isso que temos que manter isso, pois é muito importante também. Até nas escolas essa data é lembrada e comemorada, por isso que não podemos nos esquecer disso. Embora seja difícil mesmo. E muitas pessoas também aproveitam a data para que possam viajar e sair da rotina. Ate as agências de turismo vendem pacotes especiais para essa data.

Falando em data vamos conferir a data da Páscoa 2014 para que tenhamos uma ideia de que dia vai cair do mês:

• data da pascoa 2014 será: dia 20 de abril 

Assim como todos os anos essa data também cairá em um domingo, por isso aproveite para reunir a família e amigos para algo diferente, pois a data em si é diferente não podemos deixar de participar da mesma também. Com o feriado da pascoa 2014 a gente tem uns dias de folga no trabalho também, o que já dá para fazermos algo diferenciado, embora nem todo mundo anima, mas os que animam tem mesmo que correr atrás de algo diferente para não ficar em casa e na mesma rotina de sempre também.
Anote a data do feriado pascoa 2014 para você não se esquecer, como está se aproximando já seria interessante programar algo para fazer que seja diferente e que também saia da rotina. O mais importante é isso mesmo, aproveitar essas datas para que possamos fazer algo diferente no dia a dia, pois se não aproveitamos somente no próximo feriado pra gente poder ter um descanso maior mesmo. 
Depois desse feriado vai demorar um pouquinho até o próximo chegar, por isso vamos aproveitar mais as datas pra gente poder fazer algo diferente.
18 de abr. de 2014

18 de abril - Dia do Livro Infantil


A data foi criada em 2002 em homenagem a Monteiro Lobato que foi um dos principais autores da Literatura Infanto-Juvenil Brasileira 

Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo (SP), José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, importante editor de livros inéditos e autor de relevantes traduções. Após sua morte, em julho de 1948, suas obras foram eternizadas na literatura brasileira e são, ainda hoje, leitura obrigatória na educação básica brasileira. 
  
Divulgação/ Bienal de São Paulo

18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato

Mais da metade dos livros de Monteiro Lobato tinham como alvo o público infanto-juvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da juventude brasileira. Entre os mais populares estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde" e "O Sítio do Pica-pau Amarelo", que foi transformado em obra televisiva nos anos 80 e sendo regravado no final dos anos 90.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, e no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.



7 de abr. de 2014

Dia Mundial da Saúde- 07 de Abril


Sensibilizar para as causas e consequências da hipertensão arterial é o objetivo do Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril.

“Hipertensão Arterial” (High Blood Pressure) é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2013, comemorado anualmente no dia 7 de abril. Esta data é celebrada desde 1950 e coincide com o aniversário da fundação da OMS, em 1948. 

A hipertensão arterial potencia o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda causar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, tais como a diabetes. No mundo, um em cada três adultos tem hipertensão arterial.

No entanto, a pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada. O risco de desenvolvimento de hipertensão arterial pode ser reduzido de várias formas:


Reduzir a ingestão de sal;
Optar por uma dieta equilibrada;
Evitar o uso nocivo do álcool;
Praticar atividade física de forma regular;
Manter um peso corporal saudável;
Evitar o uso de tabaco.



O objetivo final do Dia Mundial da Saúde 2013 é reduzir os ataques cardíacos e derrames cardiovasculares. Os objetivos específicos da campanha são:


Sensibilização para as causas e consequências da hipertensão arterial;
Fornecer informações sobre como prevenir a pressão alta e complicações relacionadas;
Encorajar os adultos a verificar a pressão arterial e seguir os conselhos de profissionais de saúde;
Encorajar o autocuidado para prevenir a hipertensão arterial;
Tornar a medição da pressão sanguínea acessível a todos;
Incitar as autoridades nacionais e locais a criar ambientes propícios a comportamentos saudáveis.

Em cada ano, a OMS aproveita a data comemorativa para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde pública a nível mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido.






Em Portugal, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove uma sessão científica, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, dia 11 de abril, pelas 9h15.

A sessão, que decorre no auditório do INSA, em Lisboa, é dedicada ao tema “Hipertensão Arterial”. O evento vai contar com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, e reunirá vários intervenientes para debater a temática.

Também o Museu da Saúde se associa esta iniciativa com a inauguração da exposição “Hipertensão Arterial em Portugal, uma exposição do Museu da Saúde”. A mostra, que pode ser visitada no INSA durante um mês, apresenta acervo histórico alusivo ao tema e procura sensibilizar o visitante para a prevenção desta patologia.




Colecione esses selinhos


4 de abr. de 2014

Envelopes decorados

Oie Amigos!!!
A inspiração de hoje é esse divertido envelope decorado :)
Como estamos fazendo uma Troquinha lá no grupinho de Amigas no Facebook, o AMIGAS EM UM SÓ ♥ e a idéia é exatamente essa, mandar um miminho em um envelope decorado. Então pesquisei e pesquisei e trouxe uma dicas legais para vocês aproveitarem. Vamos começar? Esse tutorial encontrei no blog  da Gi Arteirinha.

MATERIAIS:
-1 ENVELOPE DO TAMANHO E FORMATO DESEJADO (PARA TIRAR O MOLDE)
-1 FOLHA DE PAPEL SULFITE
-COLA BRANCA
-PAPEL DE PRESENTE DECORADO (OU LISO, VOCÊ ESCOLHE!)
-1 BOTÃO
-PINCEL PARA PASSAR A COLA
- E MUITA CRIATIVIDADE!


MODO DE FAZER:

ABRA O ENVELOPE COM CUIDADINHO PARA NÃO RASGAR (VAI SERVIR COMO MOLDE)
PASSE O RISCO PARA O SULFITE E CORTE. VAI FICAR COMO ESSE ABERTO DA FOTO.



ESTIQUE O PAPEL DE PRESENTE E COLE O SULFITE RECORTADO POR CIMA. RECORTE EM VOLTA DANDO O FORMATO DO ENVELOPE.
VAI FICAR ASSIM Ó:

AGORA DOBRE O ENVELOPE FAZENDO VINDO NOS RESPECTIVOS LUGARES.

ABRA NOVAMENTE E COM A AJUDA DE UM PINCEL COLE AS PARTES COMO MOSTRAM AS FOTOS





















E TCHARAM


UM ENVELOPE FOFO!!!!
O CHARME FICA POR SUA CONTA. 

Bem, encontrei outros modelos na net e vou compartilhar:






E aí?  Gostaram? Quando eu fizer o meu, volto aqui e mostro pra vocês!
Bjkas e não esqueça de comentar!!!
3 de abr. de 2014

Porquinha de feltro


Uma ideia super fácil de fazer, o rabinho você faz com arame no meio.
você faz de meia de seda,tecido ou de feltro.... :)espero que gostem desse artesanato que encontrei no site da Quiane

Deixe um comentário,
isso me deixa muito feliz! 

1 de abr. de 2014

Dia da Mentira - 1° de Abril




Desde que o mundo é mundo, as pessoas mentem. Seja uma mentirinha boba, seja um mentirão daqueles, o fato é que, mais dia, menos dia, todo mundo conta uma lorota. E por vários motivos: pra se dar bem, não deixar o outro chateado... Só para você ter uma ideia  segundo pesquisas, nós falamos, pelo menos, umas dez mentiras por dia, mesmo sem perceber. Sabe quando você encontra a sua amiga e diz que o cabelo dela está "liiiiiindo", mas, na verdade, acha que ela simplesmente não tem espelho em casa ou que o cabeleireiro da fofa está em greve? Entendeu? Mas não vamos mentir pra você! Preparamos esta matéria para mostrar algumas curiosidades sobre ela, a mentira, aquela que tem a "perna curta".

Boca a boca

Lendas urbanas são aquelas histórias fantasiosas e absurdas contadas em todos os lugares como se fossem verdade. A maioria é horripilante.Veja algumas das mais famosas:

A loira do banheiro: essa é clássica. É a história do fantasma de uma moça (loira, é claro) que fica vagando pelos banheiros, lugar onde ela teria morrido. Essa lenda costuma fazer as crianças passarem longe dos banheiros das escolas.Tadinhas...

A mulher de branco: seria uma mulher vestida de branco que surge, do nada, no meio das estradas. A mentira rola solta e já assustou muitos caminhoneiros que viajam de madrugada.

Gente, sei que muitos vão sorrir, encarando o assunto como uma brincadeira. Mas acabo de saber que a tal "Mulher de Branco" foi vista por dois seguranças noturnos (desses que fazem a ronda, vigiando várias casas ao mesmo tempo), causando um enorme susto em ambos.

Trata-se de pai e filho. O mais jovem ficou completamente assustado. Disseram que foi depois de meia-noite em uma rua próximo ao camelódromo, no antigo Mercado Central. Eles são acostumados a trabalhar de madrugada, o que, por si só, demonstra que não são pessoas medrosas, daquelas que andam "vendo coisas".

Mensagem diabólica: lá nos anos 80, muita gente acreditou que, girando o disco do grupo Menudo ao contrário, na música "Não se Reprima", seria possível ouvir uma mensagem do diabo. Imagine quanta gente estragou o disco só por causa dessa bobagem.

Lendas Urbanas Curiosas





Somente com muita investigação podem ser comprovadas se são verdade ou mentira!



Confira outras postagens sobre o assunto no link abaixo:

Atualizações do Instagram

Topo