28 de nov. de 2014

#1ProjetoPorMês - Mini-Árvores de Natal


História e significado da árvore de Natal
Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano.
De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.
Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial. 
No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.

Dia de montar a árvore de Natal
De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.

Bom para esse projeto, eu trouxe mini-árvores de natal, que além de ser a moda do momento, baratas e fáceis de confeccionar, podemos usar restos de materiais que temos em casa!

Aqui algumas idéias que encontrei na net:










Recentemente participei de um desafio no Blog Vila Artesão 
e fiz duas mini-árvores de fuxico, onde usei fita decorativa, TNT, chaton, festão e strass. 
Vejam:


E aí gostaram? Vocês ainda podem participar que dar tempo. O desafio vai até o dia 30 de novembro.

Ate dia 30 também é o prazo para participar do Sorteio de Aniversário do Blog, é só clicar ai na lateral do Blog. Espero todas vocês!
Beijos!


15 comentários:

Unknown disse...

Amei as ideias Sol. Já atualizei a minha postagem com o seu link.
Um restinho de semana maravilhoso para você.

Bjinhos ^^

Katiakatola disse...

Oi, Sol, bom dia!
Amei a postagem e as idéias! Esse ano acho que minha árvore será só de tsurus feito de origami,acho tão lindo. ..
Lindo e abençoado final de semana, beijinhos, Katia.

Alessandra disse...

Bom dia Sol!!!
Que lindas as suas Mini-árvores de Natal!!!
Apaixonei!!!!
Eu montei a minha na semana passada, kkkk, bem antes, pq eu queria q. o Davi aproveitasse bem essa época, já que vamos passar uns dias fora de casa, kkkk, ele curtiu mtoooo...é encantador ver o encanto das crianças...
Parabéns pelo seu projeto!
Já estou levando o seu link!

Um super bjo!

Alê- Bordados e Crochê
Fã Page

Os olhares da Gracinha! disse...

E resultou em belos pinheirinhos!
Estou a pensar fazer um também!!!
Bj e bom fim de semana e espreite minha participação

Camila Lima disse...

Que lindas, amei
Beijos

Blog Segredos da Cáh
Instagram
Facebook
Canal do You Tube

Casareformulada disse...

Oi Sol;
Dicas muito preciosas,que ajuda tanta nessa época que procuramos ideias para comemorar essa data.
Parabéns!
Beijos
Lilian Lima

Poções de Arte disse...

Oi Sol!
Quantas sugestões bonitas! Eu não sabia que estava sendo a árvore do momento e adorei, afinal, miniaturas são sempre bem-vindas! Todas muito graciosas. Obrigada por participar novamente do Projeto, estou atualizando a caverna.
Lindo final de semana, abração esmagador.

Lilicutes Ateliê Cartonagem disse...

Lindas as ideias e a sua mini árvore está encantadora!! Parabéns!!

Bjs e ótimo final de semana!!

Kaku

Lucia disse...

Ownnnn... muito fofas e lindas!!! Eu adorei a de fuxicos!!! Lindo o seu projeto!
Bjs e um lindo dia!!!

Jussara Silva disse...

São belas ideias e as suas ficaram lindas. Já levei o link e estou participando do sorteio.
Bom finde amiga! Bjos.

Unknown disse...

Adorei todas! Minha sala ainda em reforma e acho que na próxima semana começarei a enfeitar.
Beijos

Mônica artesanatos disse...

É sempre muito bom relembrarmos as tradições como surgiram ,
pena que parece que cada ano as lojas, principalmente, estão antecipando o natal
cada vez mais só para vender mais e esquecendo o verdadeiro sentido do natal e assim
parece que o ano passou depressa demais ,ou é só impressão minha ??
levando seu link
bjoss
Mônica

Michelle disse...

Sol,
Adorei as idéias e inspirações.Essas árvore minis ficam fofas.Sua árvores ficaram lindas.Parabéns.
Gostei da história de Martinho Lutero, bem bonita.
Eu sempre desmonto a árvore, depois do dia de reis.
Aqui na Espanha , eles que trazem os presentes das crianças. Escrevem cartas a eles e não a Papai Noel.
Elas recebem os brinquedos no dia 06 de janeiro. No Natal é só uma lembrancinha..rsrs...
Besitos e bom fim de semana

Mostrando 2 disse...

Lindos artesanato, adorei seu post bem informativo sobre a tradição do Natal, retribuindo sua visita, Bjs.

Mostrando as Garras

Patrícia Gonçalves disse...

Oi Sol
Fodas essas arvores, uma graça e nfeitam lindamente

Atualizações do Instagram

Topo